Prolog App - Gestão de Pneus

Mais economia em pneus e combustível para a sua frota em uma única solução

O que um software de gestão de pneus faz?

Entenda as principais funções do software de gestão de pneus e como fazer usá-lo para fazer um controle mais eficiente na sua frota.
Usar um software de gestão de pneus fará toda a diferença na sua gestão

Se você ainda acha que o software de gestão de pneus não funciona na sua frota, veio ao lugar certo.

Os altos custos relacionados a pneus é algo que assusta muitos gestores de frota. Por isso, há muita busca por alternativas para gastar menos com os pneus. Normalmente, com a compra de peças mais baratas ou utilizando os pneus mesmo que já estejam excessivamente desgastados.

Porém, a melhor alternativa, é aprender os cuidados adequados com pneus e como fazer esse controle na frota.

Primeiro, para trabalhar como um gestor ou analista de pneus, você precisa ter conhecimento técnico sobre essas peças, assim como estabelecer e padronizar os processos da frota e fluxo de trabalho. Até aqui, tudo certo?

Além disso, é preciso ter um local para integrar todas as informações referentes aos pneus da frota. Afinal, o grande número de pneus exige um controle centralizado para evitar erros e perda de dados.

É aqui que entra o sistema de gestão de pneus! Vamos lá:

Funcionalidades do sistema de gestão de pneus

Tem muitas coisas que um sistema pode fazer, dentre elas:

Cadastros de pneus, veículos e colaboradores

Básico, né? Todo sistema precisa ter um processo de cadastros para identificar do que está sendo tratado e é o responsável pelas tarefas.

Movimentação de pneus

A funcionalidade de movimentação permite, é claro, movimentar os pneus entre diversos serviços e também entre as posições aplicadas. Dessa forma, você sempre tem registrado:

  • em qual posição e de qual veículo determinado pneu está;
  • quando e como foi realizado o rodízio de pneus;
  • o envio para recape;
  • etc.

Todas as movimentações que podem ser necessárias são registradas nessa funcionalidade.

Controle de pneus reformados por ID

É comum enviar um pneu para reforma e ele voltar com um número de identificação novo. Afinal, ele recebeu uma nova vida e precisa de algo que registre isto. No seu sistema de gestão de pneus, você consegue acrescentar essa nova ID e continuar o controle sem problemas.

Rotina de inspeção de pneus

A inspeção de pneus é realizada para medir a profundidade dos sulcos e pressão de cada pneu aplicado no veículo (e estepe). Através da criação de um cronograma, isto é, de uma rotina de inspeções, o sistema mede o desgaste médio de cada item.

Com esses dados, também são identificadas possíveis causas para o desgaste excessivo ou irregular e identificadas algumas soluções.

Relatórios diversos sobre pneus

Por meio dos dados de sulcos e pressão coletados, o sistema produz variados relatórios para você analisar e tomar decisões. Por exemplo, no software da Prolog, você encontra relatórios como o próprio cronograma de aferições, serviços abertos, serviços fechados, pneus descartados, previsão de troca, e assim por diante.

Além disso, você pode personalizar os relatórios com as informações que precisar no momento também.

Abertura de OS

Como qualquer sistema de gestão e manutenção para frotas, o sistema de gestão de pneus tem a função de abrir ordens de serviço quando um problema é detectado. Na verdade, a abertura é até automatizada.

Durante a inspeção, conforme algum item for marcado como “NOK”, uma nova ordem será aberta automaticamente e em tempo real no sistema. Para complementar essa funcionalidade, temos a:

Adição de fotos

É possível bater fotos instantâneas do problema para que a equipe de correção consiga identificar com mais facilidade o problema e corrigi-lo. Quando uma ordem de serviço for aberta, a foto tirada no momento da inspeção já estará disponível dentro dela.

Igualmente, na hora do descarte do pneu a funcionalidade da foto está disponível.

Controlar o custo por quilômetro (CPK)

Essa é uma das funcionalidades mais importantes. O CPK mostra ao gestor qual pneu tem o melhor custo-benefício para cada tipo de operação de transporte. Desse modo, gera economia não apenas ao prolongar a vida dos pneus, mas em comprar os pneus certos na hora certa!

Mais do que a identificação de pneus duradouros e efetivos, o software de gestão de pneus indica a hora de reformar as peças e de realizar tarefas como o rodízio.

Conheça o software de gestão de pneus da Prolog App

O sistema da Prolog tem uma grande vantagem em relação aos outros: ele é nichado. Ou seja, foca apenas em cuidar dos pneus da frota.

Ao contrário de outros disponíveis no mercado, que prometem ser uma solução completa de manutenção e controle de frota, a nossa proposta é cuidar ao máximo dos pneus.

Para isso ser realmente benéfico à sua frota, nós construímos o software com uma API que permite integrar a solução a qualquer outro sistema operacional que você tenha — seja para gestão da frota ou controle de combustível.

Dessa forma, você tem uma gestão completa de pneus, inspecionando de acordo com um cronograma exclusivo e garantindo o prolongamento de uso desses itens.

Vem conhecer melhor nossa ferramenta e tire suas dúvidas com nossa equipe de especialistas!

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.