Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Como aumentar o tempo de vida útil de um veículo

Quais são as ações que ajudam a aumentar o tempo de vida útil de um veículo da frota? Confira todas as etapas aqui.
Entenda o que é necessário para aumentar o tempo de vida útil do veículo.

Em uma transportadora, o tempo de vida útil de um veículo é muito importante: se um caminhão é comprometido, todos os procedimentos relacionados à entrega também são.

À medida que o veículo roda, suas peças se desgastam. Por isso, a rotina de checklist é tão importante, sempre verificando quais são as correções necessárias para manter o caminhão em boas condições de utilização. 

A partir disso, o papel do gestor da frota é analisar os checklists feitos e traçar planos para não ultrapassar o orçamento planejado para o setor de manutenção da operação.

Neste texto, conheça o tempo médio de vida útil de um veículo e as etapas para garantir que tenham alta durabilidade:

Qual é o tempo de vida útil de um veículo?

O tempo médio de vida útil é diferente para veículos leves, semipesados e pesados. 

Um carro de frota pode durar cerca de 5 anos, enquanto as motos duram em torno de 10. Já um caminhão, pode rodar por até 8 anos, enquanto os ônibus possuem uma durabilidade de cerca de 10 anos.

Naturalmente, assim que um veículo começa a ser utilizado, também começa a sentir os impactos das estradas e viagens realizadas. São muitos quilômetros rodados e a forma que o motorista conduz o veículo pode gerar também a perda de rendimento na estrada.

Planilha gratuita para o controle de pneus na frota

Organize em um só lugar o registro de todos os pneus de sua operação e reduza custos através de uma maior vida útil e menor consumo de combustível.
Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Então, entram os serviços do gestor de manutenção, se a empresa possuir este responsável: investigar cada componente do checklist de veículos e decidir quais soluções aplicar.

Por exemplo, o gestor pode decidir aumentar a frequência de realização dos checklists de manutenção preventiva e até mesmo dos próprios serviços de manutenção, ou pode providenciar treinamentos aos condutores para uma direção mais econômica e segura.

Isso só é possível através do planejamento prévio do orçamento financeiro da transportadora. Caso contrário, a conta no fim do mês pode extrapolar os valores estimados e contribuir para que outros processos fiquem atrasados.

Quais são as etapas para aumentar o tempo de vida útil de um veículo?

Fazer a manutenção preventiva

A manutenção preventiva é o primeiro passo para aumentar o tempo de vida útil de um veículo da frota. Sem ela, aumentam os riscos à segurança da rota, podendo o caminhão apresentar falhas mecânicas na estrada e gerar acidentes.

Igualmente, representa um risco à economia da operação, visto que as manutenções corretivas são mais caras que os serviços preventivos.

O que você precisa fazer, para evitar esses problemas, é inspecionar regularmente itens como a suspensão, filtros de ar, luzes de sinalização, freios e motor. Entre tantos outros componentes essenciais para o funcionamento do veículo.

Os diferentes modelos de checklist e os indicadores de manutenção podem te ajudar a determinar uma boa rotina preventiva na frota.

Treinar os motoristas

No transporte de cargas, o desempenho do motorista determina não só a qualidade, mas a produtividade nas operações. Condutores bem preparados trazem mais retorno à transportadora, como:

  • Economia de combustível;
  • Redução no custo de manutenção;
  • Menor ocorrência de acidentes e avarias.

,

O treinamento deve ser focado nos principais problemas encontrados na rotina da operação. 

Por exemplo, se notar que o consumo de combustível está muito alto, procure conscientizar os motoristas sobre o excesso de velocidade e como reportar problemas encontrados no veículo impactam a economia da operação.

Cuidar dos pneus

Os pneus são elementos fundamentais para a preservação do veículo. Isto significa que, quando estão desgastados ou descalibrados, geram problemas ao caminhão inteiro. Ou seja, devem ser acompanhados de maneira bastante criteriosa.

Para isto, você deve:

Manter o veículo limpo

Pode parecer apenas uma questão de aparência, mas a limpeza contribui diretamente na preservação da frota. Algumas sujeiras provocam a corrosão da pintura, deixando a lataria exposta ao processo de ferrugem e outras danificações.

Desse modo, é importante estabelecer uma rotina de limpeza, seja ela semanal ou quinzenal, para garantir a melhor conservação e aumentar o tempo de vida útil de um veículo.

Usar produtos e peças de qualidade nos serviços preventivos e corretivos

A gestão de frotas deve priorizar a compra de itens originais, capazes de manter e até mesmo melhorar a produtividade das operações da transportadora. 

Ao optar por peças mais baratas, elas podem ter incompatibilidade com o veículo e comprometer outros elementos do caminhão, além de, muitas vezes, não possuírem garantia para troca. Isto acaba gerando custos que poderiam ser evitados desde o início.

Além disso, para fazer os reparos e manutenções necessárias, nada melhor que um mecânico capacitado.

Atenção na capacidade de carga máxima de cada caminhão

Além das dicas que citamos até aqui, evitar o excesso de carga é essencial para ter um melhor controle de frota, confira os principais motivos:

  1. Multas de trânsito: O motorista corre risco de ser multado caso seja pego rodando com uma carga superior ao permitido por lei.
  2. Perda de dirigibilidade: O excesso de peso causa instabilidade no veículo e também força os freios.
  3. Aumento de desgaste dos pneus: Principalmente quando o peso é mal distribuído, os pneus podem sofrer um desgaste acelerado. E, como vimos acima, pneus desgastados geram consequências ao funcionamento do caminhão como um todo.
  4. Maior  consumo de combustível: Com o veículo mais pesado, o motor faz mais força para realizar a movimentação e atingir a velocidade desejada. Ou seja, queima mais combustível no processo.

Basicamente, para cada esforço que o caminhão já faz, que naturalmente desgasta seus componentes, ele aumenta o impacto. Desta forma, podendo reduzir sua vida útil em meses ou até anos.

Combustível adequado para cada veículo

O combustível de baixa qualidade ou adulterado pode gerar problemas no motor e fazer com que o veículo perca potência. Algo que, por consequência, reduz sua durabilidade.

Embora não exista uma maneira garantida de identificar quais são os combustíveis ruins, algumas providências que ajudam a evitar a perda de qualidade e desempenho do motor são abastecer em postos reconhecidos e desconfiar de preços muito baixos.

Escolher o melhor sistema de checklist digital

Existem muitas plataformas genéricas e isso pode gerar mais problemas do que de fato contribuir. É importante que, para aumentar a vida útil de um veículo, você utilize os checklists de inspeção. 

Para isso, dê preferência ao modelo digital e busque soluções que já sejam voltadas à gestão de frotas. Assim, você recebe um sistema mais exclusivo e adaptado às suas necessidades, sendo também mais fácil de personalizar conforme os veículos que possui.


Convidamos você a conhecer a solução do Prolog, que possui este foco e disponibiliza diversas funcionalidades para um melhor controle da sua frota e visualização da saúde dos veículos da frota.

Autor

Jade Zart

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.