Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Tudo que você precisa saber sobre TWI do pneu

O TWI do pneu é um indicador que monitora o desgaste da banda de rodagem, garantindo a segurança no transporte. Saiba como acompanhá-lo.
Conheça o TWI do pneu e para que serve.

Você sabe o que é o TWI do pneu? A sigla refere-se ao Tread Wear Indicator,que é o Índice de Desgaste da Banda de Rodagem, um indicador essencial que auxilia nos cuidados dos pneus da frota.

Simples e fácil de usar, ele serve para analisar o desgaste da banda de rodagem e está presente nos ativos desde a sua produção.

Ou seja, não necessita de nenhum tipo de gasto extra para ser inserido no pneu, basta saber medi-lo e acompanhá-lo para aproveitar as vantagens desse recurso.

Trabalhar em uma frota de veículos exige alguns conhecimentos básicos sobre os pneus, como o do TWI. Portanto, se você faz parte ou quer começar na área, saiba de alguns pontos importantes:

O que é o TWI do pneu?

O TWI é conhecido como o Índice de Desgaste do Pneu (ou da banda de rodagem). É uma elevação entre os sulcos dos pneus para indicar o limite máximo de desgaste que é de 1,6 mm.

Para encontrar ele no pneu é muito fácil: basta procurar por um relevo de borracha entre os sulcos.

Inclusive, ele é tão prático e simples que tornou-se um padrão universal. A partir do TWI do pneu, você pode monitorar o estado da borracha e identificar o momento ideal para trocar os pneus do veículo.

Planilha gratuita para o controle de pneus na frota

Organize em um só lugar o registro de todos os pneus de sua operação e reduza custos através de uma maior vida útil e menor consumo de combustível.
Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Como medir o TWI do pneu?

O profundímetro é um aparelho que mede a profundidade do TWI e pode ser manual ou digital.

O método manual consiste em um tipo de ferramenta com régua que, quando tem sua ponta encaixada no sulco, deve ter sua medida lida por um profissional ou pelo próprio motorista, caso ele seja qualificado para a tarefa.

Já o método digital, é um dispositivo com uma tela que, ao ser encaixado no sulco do pneu, automaticamente indica sua profundidade — sendo a opção mais moderna e segura, dando uma precisão de 99% na leitura.

Como acompanhar o TWI do pneu?

Não basta apenas medir, é preciso também acompanhar o TWI do pneu. Para isso, você deve ter um controle por planilha ou sistema, onde irá registrar sempre as medidas tiradas na hora da inspeção com o aparelho de escolha.

Esse acompanhamento, mês a mês, vai dar uma visualização de quantos milímetros um pneu desgasta nesse período.

A fim de conseguir gerar comparações justas entre diferentes marcas e modelos de pneus, é importante que você também faça os registros de quantos km rodam um pneu.

Por isso, é importante sempre identificar a viagem realizada e fazer o controle da quilometragem.

Assim, os parâmetros ficam mais justos e você também entende quais pneus duraram mais e tiveram um desempenho melhor. Mas, claro, isso só é possível se você lembrar de sempre registrar o TWI corretamente.

Qual o limite do TWI do pneu?

A medida do TWI é de 1,6 mm de profundidade no sulco de cada pneu, sendo este o mínimo desgaste que o sulco do pneu pode chegar.

Quando essa marca é atingida e ultrapassada, significa que o desgaste da banda de rodagem está excessivo, caracterizando o ativo como um “pneu careca“. 

Nesse caso, é o momento que a peça deve ser substituída ou passar por recapagem, evitando multas e acidentes nas estradas.

Quais são os riscos de rodar com o TWI irregular?

O maior risco é o impacto na segurança dos transportes, onde os pneus desgastados ou irregulares prejudicam a direção do veículo. 

Mas, também há riscos relacionados ao administrativo da operação. Isto é, os aumentos de gastos com combustível, manutenção e compra de novos pneus.

Sabe quando o motorista relata que o caminhão está “puxando para o lado”? Isso significa que os pneus apresentam desgaste na borracha, deixando o veículo instável e gerando má distribuição do peso.

Isso faz com que o condutor fique mais suscetível a perder o controle do veículo durante as curvas, subidas e descidas, quando há sobrecarga maior em pontos específicos do veículo.

Outro perigo é a aquaplanagem, comum quando os sulcos não possuem profundidade suficiente para a água escoar em pistas molhadas. 

Essa situação faz com que o caminhão deslize sobre o asfalto, aumentando as chances de batidas, capotamentos e tombamentos.

Os pneus da frota desgastam mais rapidamente que os pneus convencionais de carros de passeio. Afinal, rodam bem mais e por mais tempo. E esse é exatamente o motivo que explica a necessidade de monitoramento constante e cuidados preventivos.

Pneus são itens caros e passar pelas inspeções regulares e processo de recapagem, quando necessário, reduz os custos em até 40% — em comparação à compra de novas peças.

Além disso, a falta de manutenção nos pneus gera maior gasto de combustível e afeta outros componentes, como suspensão, motor e direção. Aumentando, mais uma vez, os gastos operacionais.

Qual o papel do gestor para evitar um TWI irregular?

O processo para realizar esses cuidados é a inspeção de pneus, medindo a pressão e a profundidade dos sulcos com frequência. É a única maneira de alcançar os resultados desejados.

O seu papel, aqui, é planejar a rotina de gestão de pneus e garantir que todos os envolvidos cumpram suas tarefas de acordo.

Além disso, você precisa ter as ferramentas adequadas e acompanhar os dados gerados nessa rotina.

No caso, estamos falando de um aferidor eletrônico, que consegue fazer a medição de todos os pneus em poucos minutos e envia os dados para um sistema de controle completo e automatizado.

Você pode ter essa eficiência em sua operação. Conheça o kit aferidor e o software do Prolog App para a sua gestão de pneus, o melhor e mais completo do mercado, com uma demonstração gratuita da ferramenta — agende agora.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.