Mais de 500 operações de transporte promovem mais economia e produtividade com o Prolog

Sabia que o conteúdo do Prolog também está em vídeo? Confira nosso canal no YouTube

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Entenda mais sobre o índice de velocidade máxima do pneu

Veja qual é a velocidade máxima do pneu, entenda as consequências de não respeitá-la e como tomar os devidos cuidados.
Sabia que existe uma velocidade máxima do pneu? Entenda mais sobre o assunto.

Cada modelo de pneu tem um índice de velocidade máxima atribuído em sua lateral. Sabe aquelas informações inscritas na borracha? É ali mesmo.

Esse número indica o limite de velocidade que o pneu pode atingir, mas cuidado. Esse número não tem relação nenhuma com os limites determinados em cada rodovia ou estrada urbana. Respeite sempre esses valores!

Quanto a velocidade de cada pneu, confira as respostas para algumas perguntas comuns se tratando deste assunto:

Como encontrar essa informação?

Essa informação está junto aos dados de DOT, medidas do pneu e limite de carga suportada, todos inscritos em sua lateral. Porém, estamos falando não de um número, mas sim, de uma letra. 

Sim, isso mesmo.

O que você precisa fazer é encontrar essa letra e ver qual velocidade em quilômetros ela representa através da tabela de velocidade máxima do pneu. Confira:

SÍMBOLO DE VELOCIDADEVELOCIDADE MÁXIMA DO PNEU (KM/H)SÍMBOLO DE VELOCIDADEVELOCIDADE MÁXIMA DO PNEU (KM/H)SÍMBOLO DE VELOCIDADEVELOCIDADE MÁXIMA DO PNEU (KM/H)
L120R170V240
M130S180W270
N140T190Y300
P150U200
Q160H210

O que acontece se passar da velocidade máxima do pneu?

Esse índice existe justamente para que o pneu não seja prejudicado com um mau uso. Exceder essa velocidade, além de colocar em risco a vida dos motoristas, pode gerar danos irreversíveis no pneu.

A exemplo, o desgaste excessivo, a perda precoce da carcaça ou, em casos mais sérios, a explosão do pneu e danificação do veículo.

Planilha gratuita para o controle de pneus na frota

Organize em um só lugar o registro de todos os pneus de sua operação e reduza custos através de uma maior vida útil e menor consumo de combustível.
Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Por isso também não se deve usar pneus de diferentes classificações de velocidade. E, caso isso aconteça, é preciso sempre considerar a velocidade máxima de menor valor. 

Ou seja, se um pneu tem o limite de de 160km/h e o outro de 210km/h, você deve manter o de 160km/h como referência.

Qual a influência da calibragem na velocidade do pneu?

A calibragem do pneu precisa considerar três fatores importantes: a pressão recomendada pelo fabricante, o peso da carga e a velocidade máxima de rodagem. Os pneus podem sofrer deformações na banda de rodagem por diversos motivos — o maior deles, uma calibragem incorreta.

A calibragem está relacionada com a velocidade na medida em que a borracha esquenta mais conforme o veículo acelera. Em outras palavras, quanto maior a velocidade, mais quente o pneu fica, afetando a calibragem realizada.

A pressão ideal é algo que deve ser analisado com calma e, mais importantemente, com informações concretas sobre a sua frota! 

Para isso, você precisa ter um método de controle de pneus, seja no papel, planilha ou em um sistema digital.

Conheça a solução Prolog App e veja como coletar dados de profundidade e pressão pode te gerar um conhecimento valioso. Dentre eles, a pressão ideal de cada pneu!

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.